top of page

Um reencontro brilhante

Vídeos

Vídeos

Há algum tempo tenho refletido sobre minha trajetória profissional. Posso dizer que nesta estrada tenho muita história para contar, muitas pessoas marcaram importante presença, outros continuam de alguma forma contribuindo para a evolução desta história... Trabalhei durante muito tempo no varejo, na área de vendas, e pude conhecer e conviver com uma diversidade grande de pessoas. Aprendi a ter jogo de cintura para poder lidar com situações inusitadas, outras desagradáveis, vez ou outra de conflitos, muitas vezes situações de grande pressão. De certa forma, essas situações nunca deixaram de existir... Pude felizmente contar com a orientação e experiência de profissionais que buscavam o melhor para sua equipe, com isso pude aprender muito, mesmo muitas vezes discordando de algumas atitudes e decisões.

 
Certa manhã acordei com a decisão que já estava na hora de começar a realizar o meu sonho; ter minha Consultoria, trabalhar com Treinamento, Recrutamento e Seleção. A primeira coisa que fiz, foi ligar para uma amiga muito querida, que durante muito tempo foi minha chefe, pois precisava ouvir a opinião dela. Sempre a admirei como pessoa e como profissional. Ela foi a pessoa que me fez acreditar que eu era capaz de dar um treinamento para os vendedores da empresa em que trabalhávamos.

Deste dia em diante, iniciei um ciclo de treinamentos dentro da empresa, comecei a desenvolver técnicas para melhorar as vendas, desencadeou em mim uma vontade de aplicar tudo o que eu aprendia na pós-graduação que eu estava fazendo.


Aprendi com ela que precisamos nos cercar de bons profissionais e pessoas que irão nos ensinar coisas novas. Sempre muito segura, impecável ao falar e orientar a equipe, mulher de pulso forte, mas ao mesmo tempo gentil e muito equilibrada. Por essas qualidades, é muito copiada por aqueles que a admiram, inclusive eu. Ela me dava todas as oportunidades para colocar em prática minhas ideias. 


Naturalmente, foi crescendo uma admiração e respeito mútuo. Hoje, somos grandes amigas. Por sempre acreditar em meu potencial, me sinto segura e motivada a desenvolver novos projetos. Nesta mesma época, eu tinha um gerente além de competente, muito bacana, que por sorte foi com a minha cara. Ele gostava das mil ideias que eu tinha, me ensinou muito sobre varejo de luxo, sua habilidade em lidar com situações de pressão era incrível, aprendi muito a manter o equilíbrio emocional mesmo quando tudo parecia estar fora de controle. Pude contar e aprender com sua capacidade impecável de negociar com os clientes, dificilmente perdia uma venda. Ele incentivou muitas vezes o meu lado criativo e me ensinou a ser respeitada pela equipe quando fui promovida. Com sua sabedoria e "expertise", me mostrou que a nossa equipe tem que fazer as tarefas por nós e não porque estamos em posição de chefia. “A equipe tem que admirar e respeitar seu superior,” fazer por ele e não para ele”. Ele tem razão, tudo funciona melhor quando somos admirados, nossa equipe é mais feliz, dedicada e com isso desenvolvem naturalmente um trabalho mais comprometido e produtivo.


Aprendi com outro gerente, que é um grande profissional, que se acreditamos em um sonho, temos que persistir, buscar a realização com muito trabalho e dedicação. Hoje, ele ocupa uma posição importante dentro da Empresa, acredito que ele está realizando todos os seus objetivos e sonhos. Mesmo eu sendo teimosa e muitas vezes cabeça dura, ele sempre apostou em mim, outro dia disse que admira minha inteligência. (Fiquei toda orgulhosa!) 

Profissional incrível, grande estrategista, corre pelas beiradas, sabe como conquistar as coisas, continuo a aprender com ele. Bem, para eu começar a trabalhar como
Consultora, pude contar com o total apoio de um profissional ímpar, um empreendedor nato, grande negociador, com seus pensamentos rápidos, consegue em segundos, a atenção necessária para criar necessidade de compra nos clientes. Ele viabilizou toda a infraestrutura necessária, me ensinou a conduzir reuniões de negócio e administrar meu próprio negócio.  Um verdadeiro fado madrinho!  

Agarrei essa oportunidade e o que começou como um serviço prestado pela sua empresa se consolidou e nasceu a Unitas Consultoria & Desenvolvimento Humano.
Curioso dizer que mesmo hoje, a frente de minha Consultoria, onde diariamente ensino, oriento, aprendo e troco experiências com minhas colaboradoras e candidatos, muitas vezes preciso consultar esses grandes amigos para trocar informações, ideias e algumas vezes me ajudar a tomar decisões. 


Compartilho um pouco desta história com vocês, (claro que somente as partes boas), pois acredito que em algum momento é importante refletirmos sobre nossa trajetória profissional e analisar o que aprendemos de bom e de ruim, coisas que deram certo ou errado, pontos fortes e fracos, o que colocamos em prática e o que passamos e nunca faríamos com nossos colegas e colaboradores. Analisar cada degrau que subimos e qual está sendo o resultado de cada decisão tomada ao longo do tempo. Acredito que esse balanço deva ser feito uma vez por ano. Começar a escrever sobre nossa trajetória profissional, provoca inúmeras sensações, tais como; alegrias, saudade, sonhos, frustrações, realizações, raiva, euforia, vontade de quero mais, dúvidas, fazer tudo diferente e até mesmo mudar algumas coisas, começar de novo buscando  melhorar cada vez mais. É uma experiência única, muito enriquecedora para a vida pessoal e profissional, porém é uma tarefa que requer tempo, dedicação e persistência. 
 

Você irá despertar muita coisa boa, ideias irão surgir, talvez você irá até tentar contatar antigos colegas de trabalho, um novo ânimo irá tomar conta de você. O autoconhecimento profissional ajuda a nos direcionar e seguir nossos objetivos voltando para o foco principal, além de nos motivar diariamente a seguir e realizar os sonhos. As pessoas que fizeram e fazem parte de nossa trajetória tem um papel importante para nossa formação profissional, por esse motivo é importante ressaltar suas qualidades e tudo o que aprendemos com eles, basta começar a escrever...

Daniela Mello Ferreira

Artigo >

Interesses

Esse artigo foi publicado nos seguintes portais

bottom of page